- Área: 5700 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Simon Devitt
-
Fabricantes: AutoDesk, Thermosash
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Mason Bros envolve a reutilização adaptável de um armazém em um empreendimento comercial de três pavimentos, como parte do Wynyard Quarter Innovation Precinct. Warren e Mahoney criaram o conceito inicial e o plano diretor para o Innovation Precinct e projetaram a reutilização adaptativa do armazém da década de 1920, desenvolvido pela Precinct Properties NZ.
A herança marítima do prédio de dois pavimentos, que já foi uma oficina de engenharia e construção de navios, ainda é evidente no envelope de tijolos vermelhos existentes, bem como na estrutura distinta do telhado.
A abordagem conceitual é suspender um volume envidraçado altamente reflexivo dentro do volume existente, solto das paredes de tijolo e concreto em três lados, criando um forte contraste formal e material, ao mesmo tempo em que amplifica a presença do tecido existente. O antigo armazém é mantido com sua estrutura de telhado original, lançando a luz sul em uma importante faixa interna de 60m de comprimento, que atua como o sistema circulatório do edifício e fornece uma ligação interna de pedestres no nível do plano diretor. Uma ambiguidade espacial intencional é criada no espaço interno através do uso de vidros altamente refletivos, que desfocam a relação entre o novo e o antigo.
O projeto fornece aproximadamente 5700 m² de espaço comercial em três níveis, com níveis inferiores e superiores conectados por espaços com pé-direito triplo. O projeto é espacialmente corajoso, reinventando o paradigma comercial esperado em favor de uma abordagem sob medida e espacialmente fluida, adequada à oportunidade única do edifício.
O edifício aborda vias públicas em todas as fachadas, com altos níveis de operabilidade, permitindo forte ativação dessas margens urbanas. O tecido da construção é mantido, pontuado por elementos de vidro contemporâneos que revelam o misterioso objeto interno que habita a carapaça do antigo armazém. A retenção da construção é crítica no nível do plano mestre, criando um link autêntico para o legado industrial do lugar, enquanto influencia fortemente a composição arquitetônica dos edifícios adjacentes. O átrio serve como um espaço para sediar eventos; até 80 pessoas podem sentar-se nos assentos da arquibancada, enquanto cerca de 40 podem ficar ao redor do nível superior para ver uma tela do projetor na parede superior.
Os materiais são mantidos simples, com aço enegrecido - uma referência às raízes do edifício - usado na recepção e no revestimento da sala de reuniões do térreo. O piso de concreto foi derramado e moído, e um tapete de concreto foi escolhido para as áreas de trabalho além. O calor é trazido através de manchas coloridas nos móveis e pelo uso extensivo de madeira.
O edifício foi projetado de acordo com a Estrutura de Sustentabilidade do Wynyard Quarter e recebeu uma classificação de 6 estrelas da Green Star.